terça-feira, 23 de abril de 2013

Segredos da Cozinha Grega

Hoje vou falar um pouco da "Cozinha Grega" seus segredos e sabores. A comida grega possui centenas de receitas, um mosaico de sabores sempre dispostos a satisfazer o paladar e o estômago de seus visitantes.
Com mais de 4.000anos de antiguidade, é um símbolo de civilização e tradição culínaria. É claro que, como todas as cozinhas tradicionais, a grega tem sido influenciada por ideias de seus países vizinhos.
Sua comida tem muito da cozinha do Oriente Médio, já que foi invadida pelos turcos. A cozinha grega se caracteriza por ser leve e estar baseada em ingredientes naturais. De fato, tem uma grande variedade de pratos que podem ser do gosto tanto de consumidores de carne como de vegetarianos.
Desfrutá-la é todo um ritual e um prazer.
Uma das características mais interessantes da gastronomia grega é que se fundamenta em uns ingredientes únicos, com uma grande abundância de produtos frescos, saborosos e saudáveis.  O solo grego, sempre generoso, oferece durante todo ano seus produtos que são a fonte inesgotável da inspiração cilinária.Utilizam vegetais verdes, ervas, azeitonas, limões, uvas, nozes, tomates e inclusive folhas de videiras, pepinos, batatas e o tomate que chegou do México. A verdura mais apreciada é a couve, que cresce como planta silvestre por todos os campos.
A simplicidade e o uso de ervas aromáticas são outros dos segredos desta deliciosa cozinha tradicional, ademais o uso do famoso azeite de oliva grego, que se destingue como o melhor do mundo, bem como suas azeitonas negras, que acrescentam um singular sabor aos pratos, como é o caso da cozinha mediterrânea. O azeite de oliva é o aromatizante que predomina e as azeitonas são utilizadas nas saladas e pães e nos pratos de carnes e peixes.
A cozinha contém muitas especiarias como: orégano, o anis, o alecrim, o funcho, o louro e a pimenta.
A carne que é mais utilizada para as preparações é a ovelha, mas devido ao fato de que se escolhe a parte do pernil deste animal, os pratos gregos são bastantes baixos em gorduras e calorias. Se come assada, no espeto ou dentro do refogado clássico de cordeiro e berinjela.











O queijo feta é imprescindível na cozinha grega, sendo suave, repleto de furos desiguais e sem casca, elaborado com leite de ovelha ou a combinação de ovelha com leite de cabra.





Quando se trata de preparar uma comida especial os gregos escolhem um bom peixe: lulas, camarões e mexilhões. Para celebrar suas festas populares elaboram folhas recheadas de carne e arroz ou queijo e espinafre.
Podemos citar algumas delicias gragas como: a Oussaka, Kaftas, Salada Grega, o Pão de Azeitonas Pretas, o Kourabiethes e por fim o saboroso Ioghurte grego com frutas naturais.
Tudo isto dá lugar a uma dieta baixa em colesterol e em gorduras saturadas na qual não se descuida o sabor dos alimentos e o desfrute da comida.

Nenhum comentário: