quinta-feira, 25 de abril de 2013

Viagem na "Gastronomia Centro-Europeia"

E ai amigos leitores, estão gostando de nossas viagens pelas gastronomias do mundo?                        Já passamos pela "Cozinha Francesa" que é uma paixão nacional, depois tomamos o rumo da "Cozinha Espanhola com suas Paellas", quebramos os pratos como manda a tradição na "Cozinha Grega", com as varias inflências de outras nacionalidades, falamos e rimos bastante com a alegria da "Cozinha Italiana" com seus molhos diversos e massas deliciosas. Hoje arrumem suas malas porque  vamos rodar pela "Cozinha Centro - Europeia". Separem as panelas, porque tudo isto vai fazer você ficar tentado, a ir para sua cozinha elaborar deliciosos pratos. Boa viagem e bom apetite!

COZINHA GASTRONOMICA CENTRO-EUROPEIA
 
O Cozinha Centro-Europeia é composta pelos seguintes países: Áustria, Alemnha, Hungria, Suíça e por fim a Rússia. Possui uma gastronomia que nos remete a uma comida robusta e farta. Com presença da carne de porco, defumados, batatas, sopas e etc. As saladas não se fazem muito presentes. Uma gastronomia variada, rica e contundente oferecendo uma grande variedade de pratos típicos.                                                                                                                                        Iniciamos nossas descobertas dos sabores, pela "Cozinha austríaca", onde geralmente o prato principal é a sopa muito saborosas. Como exemplo podemos citar a "RindSuppe", consomê de carne de vaca, com almôndegas de fígado e massa. O segundo prato algumas vezes é feito a base de carne, suína ou bovina, acompanhada de verduras, batatas e molhos, como o "Wiener Schnitzel" ou escalope vienense. Possuem também o habito de pratos de ganso, pato e caças assadas e também os famosos defumados no inverno. Como vegetais figuram os cogumelos, os aspargos. Possuem deliciosas sobremesas como as tortas de massa folhada de maçã, torta de chocolate e os crepes. Possem uma variada gama de cafés. Passeando com nossas panelas, chegamos à Hungria, que tem fama por uma gastronomia rica em sabores picantes e aromatica. A Páprika e o alho se fazem presente quando preparados com uma boa manteiga junto com as cebolas.
 

O termo "cozinha húngura" costuma associar com uma grande quantidade de pimentão, com Gulash e sopa de peixe, tomates e, as carnes de vaca, sempre formando a base culinária de seus pratos populares. As sopas são bem espessas, os guisados também mediante o uso de um molho de manteiga de porco e farinha tostada, formando assim uma gama de sabores. Da Alemanha veem uma gastronomia abundante e substanciosa, com pratos potentes e sabores fortes e expressivos. O prato que salta à imaginação é o de salsichas abundantemente regadas com cervejas. Ela é composta de carne de porco moída, embutida em tripa delgada, que se consome fresca, cozida ou frita. Pode-se comer acompanhada de batatas ou no meio do pão.
O povo alemão gosta de comer bem, um bom cozido de carne refogada, degustar uma fumegante sopa de batata e o chucrut (repolho fermentado), o Spatzle e o Eisbein.Como sobremesa um delicioso Apfelstrudel.                   
                                                                                                                                
Da Suíça temos uma combinação da alemã, com a francesa e a italiana. Os cozidos, receituário com carnes, deliciosos queijos, as batatas, as salsichas sempre que podem estão presentes nas preparações. Como receitas típicas, temos os fondue de queijos, o Bernet platte que se elabora com carne cozida, a raclette acompanhados de batatas fervidas ou a rosti. A Suíça é muito conhecida por seus deliciosos chocolates, ainda que este produto não é oriundo do país, é um dos lugares onde mais se pratica este doce "vício".                                                                                                                                         Por fim nossas panelas cheias de informações, conhecem os sabores  da Rússia, com uma sabedoria para mesclar o melhor da cozinha oriental e ocidental. Seus pratos não são de digestão pesada, nem sabor picante, mas a mescla de sabores agridoce é realmente magistral. Possuem famosos aperitivos entre os quais não faltarão o caviar e os blinis, tortinhas de milho com arenques em um molho de nata azeda. Também acostumados com densas sopas, como de beterrabas ou a de verduras, que diga-se de passagem são deliciosas. Quanto a pratos fortes de carnes, pode-se desfrutar de bovino, novilho ou terneiro, enquanto que a caça tem uma preparação excelente com molhos deliciosos de sabores suaves que compensam perfeitamente o sabor de perdizes ou faisões. Quanto a peixes, o salmão e o esturjão são os mais conhecidos. Como prato com peixe temos os recheados, em papillote ou em gelatina. Os russos gostam muito das saladas, que são parte obrigatória da alimentação diária. A sopa é indispensável no almoço, com presença certa da couve, batatas, beterraba, cenoura e a cebola. Para acompanhamento das carnes encontramos as batatas cozidas, fritas, purê ou Draniki. Como sobremesa, queijos, cremosos iogurtes, tortas, "mousses" ou sorvetes elaborados artesanalmente.
Bem, acho que nossas panelas estão cheias de informações para uma enorme fome. Coloque  a mão na massa e boa viagem com suas panelas. Bom apetite!
 
 
 

Nenhum comentário: