quinta-feira, 4 de abril de 2013


 CONFEITARIA TRADICIONAL DA ESPANHA
O início da confeitaria espanhola remonta aos antigos conventos, onde as freiras deviam elaborar fôrmas a base de claras de ovo para as hóstias. Dado a que deviam também utilizar as gemas de ovos, começaram a preparar sobremesas a base das mesmas. O doce mais típico é o "Toucinho do Céu". Embora originários de Jerez de la Frontera, se preparam em toda a Espanha, especialmente na Andaluzia, nas Astúrias e em algumas localidades de Castilla y Leon.
Não podemos deixar de citar o típico "Creme Catalão".... é uma sobremesa muito típica da cozinha catalã e que consiste em um creme de base (créme caramel) que se costuma caramelar com açúcar em sua superfície para que seja crocante. Costuma-se servir por tradição e costume no dia de São José (19 de março).  Pode ser servida quente mas é muito mais saborosa quando gelada.
 Também é muito popular a "Torta Santiago", tradicional na cozinha galega ( originária de Santiago de Compostela). A decoração é muito simples com a típica representação impressa em açúcar de confeiteiro da Cruz de Santiago. Trata-se de uma sobremesa de amêndoas mantendo-se em 33% da massa e ovos, onde a manteiga, canela e limão são variações regionais. Desde março de 2006 tem a proteção da AOC (apellation origine contrôlée). Deve ser servida acompanhada de café com leite, vinho doce ou sangria.
Além destas podemos ainda citar o Turrón gelado que tem uma base obtida pelo cozimento de açúcar e mel com claras, adicionando-se amêndoas tostadas ou outras castanhas. Suas texturas clássicas são a dura e a mole. Em geral é uma sobremesa de Natal na Espanha.
 Finalizando temos as Torrijas que são consumidas na Páscoa, sendo consideradas um prato para pobres, muito populares por diminuir a vontade de ingestão de carne, proibida durante a quaresma.
Todas estas preparações são deliciosas porém muito doces, com técnicas simples de serem executadas, e com histórias a serem desvendadas.
Uma das melhores maneiras de conhecer a cultura de um povo, é conhecer sua cozinha, entendendo sua história, como surgiram, de onde vieram, os motivos das alterações que sofreram com o tempo, a origem de seus ingredientes....

Nenhum comentário: