Os italianos e suas especialidades gastronômicas
Viva! Viva os espaguetes, a pizza, o tomate, o azeite de oliva, o café expresso e o capuccino! Mas a cozinha italiana não está toda aqui. Verdadeiramente a Itália tem mil pratos diferentes, centenas de especialidades gastronômicas, uma infinidade de riquíssimos produtos típicos, más atenta a conservar os sabores e os valores dietéticos e tradicionais.
Muitos distinguem como comida italiana típica as massas, as pizzas e os embutidos, sua gastronomia é um mundo a explorar. Ao sul seus sabores simples e perfumados com abundante azeite de oliva, ao norte montanhoso de pratos picantes, a Itália oferece uma exuberante cozinha.
Sabor, frescura e genuinidade são a base de todas as suas especialidades, em todas as suas inumeráveis variantes: do fondue piemontês, a caponata siciliana, do arroz à milanesa a mussarela de Campanha, do risi e bisi do Vêneto a porchetta romana, dos macarrões trenette al pesto de Ligúria, ao churrasco a Florentina, as lasanhas emilianas ou aos espaguetes alla chitarra de Abruzzos.
Uma viagem a Itália poderia estar motivada só pelo desejo de conhecer e degustar sua cozinha.
Na Itália o costume é comer um primeiro prato ou antepasto, e um segundo prato ou principal. O antepasto pode ser sopa, risoto, salada ou massa. O segundo consiste habitualmente em carne ou peixe acompanhados de verduras. Se se vai comer um só prato, os italianos preferem a massa ou pizza. Como sabemos, a Itália tem uma grande variedade de regiões, cada uma distinta da outra. Na cozinha, passa exatamente o mesmo, cada região tem suas técnicas, seus produtos e matérias - primas e, obviamente, seus distintos sabores.A cozinha italiana constitui-se como base da cozinha ocidental. Continua sendo a pátria dos melhores sorvetes do mundo, a terra mãe das massas, com seus inúmeros nomes e formatos, da pizza, do molho de tomates, da polenta, dos cafés.... cantinas e tratorias..... em antipastti, primi e secondi piatti.
Os italianos são grandes aficionados da confeitaria, da qual se destaca o tiramissú. Finalizando com uma taça de um aromático café ou uma deliciosa "grapa".
Aproveite em uma visita à Itália, para viajar na gastronomia alegre e diversificada dos italianos. Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário