Os alimentos contêm vários nutrientes, mas nenhum deles possui todos eles na quantidade certa. Essa é uma das razões pelas quais as dietas que eliminam alguns nutrientes não funcionam e podem até ser prejudiciais à saúde. Em uma dieta desbalanceada, você corre o risco de se saturar de alguns nutrientes em detrimento de outros.
Uma dieta balanceada segue quatros princípios importantes para o equilibrio funcional do seu organismo.
Temos como estes princípios:
- Variedade;
- Equilíbrio;
- Moderação;
- Qualidade.
Uma alimentação variada é a melhor maneira de ingerir todos os nutrientes necessários ao nosso organismo.
Significa comer um pouco de tudo. Assim se garante que não haja deficiência de nutrientes essenciais e, por outro lado, se evitam os excessos.
A dieta diária deve incluir todos os grupos de alimentos. Esta variedade torna a alimentação mais agradável, menos monótona.
A dieta monótona, mesmo nutritiva, não funciona, pois as pessoas acabam se cansando dos mesmos alimentos. Nenhum alimento é proibido, embora alguns só devam ser consumidos ocasionalmente.
Está variedade tem que ser equilibrada, pois nosso organismo não só precisa de todos os nutrientes, como os necessita em quantidades adequadas.
Uma alimentação equilibrada contém os vários constituintes dos alimentos ( proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas, sais minerais e fibras) numa correta proporção entre si.
A quantidade ideal de alimentos varia de pessoa para pessoa, de acordo com o sexo, idade, peso, altura, atividade física, tec...
Podemos adaptar a quantidade de alimentos às nossas necessidades, mas respeitando os limites aconselhados para cada grupo, de forma a manter o equilíbrio alimentar. A estabilidade do peso corporal é sinal de equilibrio entre a quantidade de alimento que comemos e as necessidades de energia do nosso organismo.
Nem sempre fazer dieta é a solução definitiva para o seu problema de excesso de peso.
A solução é alimentar-se de maneira saudável e balanceada, controlando as calorias.
Para terminar temos a qualidade do alimento, onde teremos um produto natural, em bom estado de conservação ou maturação, não contaminado por micro-organismo que possam ser prejudiciais para o ser humano, liberto de substâncias químicas e hormonais, aprazível no aspecto, olfato e paladar.
Vamos ter o sabor da natureza com alimentos plantados e colhidos da forma ideal como os orgânicos.
Mude gradualmente os seus hábitos alimentares. Vá diminuindo aos poucos, mas com firmeza e determinação.
Uma alimentação que siga estes princípios evitara que você precise complementar sua dieta com suplementos.
Lembre-se que a natureza é naturalmente saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário