terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


           O mundo dos "Queijos Franceses"

Conhecido no mundo todo, o queijo está presente de petiscos a pratos principais, exibindo uma variedade quase infinita de cores, cheiros e sabores. Queijo é o que não falta na França. Cada região ou pequena cidade produz qualidades específicas da iguaria e até dão nome a elas. A França produz cerca de 300 variações desse derivado do leite, que podem chegar à mesa como acompanhamento para um bom vinho ou como ingrediente especial em pratos frios ou quentes. Podem ser cremosos, firmes, macios, aromáticos, adocicados ou picantes.                        

Conheça alguns dos queijos mais conhecidos da França:
Queijo Camembert: Um dos mais famosos queijos de França, feito com base em leite de vaca não pasteurizado. É um queijo granuloso e algo espesso que, com o envelhecimento, fica com um sabor mais acentuado. Tem uma massa mole, cremosa, de cor amarelo claro, e é coberto de uma crosta muito fina.  É consumido, essencialmente, com pão ou a acompanhar vinho e carne.



Queijo Brie: Aclamado como um dos melhores queijos do mundo, o brie é conhecido por sua superfície branca e interior cremoso. Existem duas famosas variações de queijo brie, ambas com denominação de origem. O primeiro, Brie de Meaux tem textura macia, mas firme (sem derreter) e tem aroma e sabor de cogumelos. Quando está bem curado, tem sabor forte, mas não picante. O Brie de Melum tem sabor mais pronunciado e é um pouco mais salgado. Quando curado, sua textura quase derrete, e seu sabor fica mais forte.
Queijo Roquefort: O Roquefort, outro dos grandes queijos franceses, é elaborado com leite cru de ovelha. Tem uma pasta azulada, um sabor delicado, mas picante e deve ser consumido depois de cerca de cinco meses de maturação. A sua massa tem miolo de pão bolorento, o que lhe confere característicos veios esverdeados.
Queijo Caprice des Dieux: O queijo Caprice des Dieux, feito à base de leite de vaca. Caracterizando-se por ter uma pasta mole com um sabor cremoso, ligeiramente salgado a acidado.
Queijo Raclette: De origem suíça, tornou-se num dos mais populares da França. Tem forma de prato e deve maturar entre três a seis meses. Depois é ingerido após ser derretido junto a uma fonte de calor, acompanhado de batatas ou de charcutaria.
Queijo Chèvres: Feito de leite de cabra e macio. Há algumas opções temperadas ou maturadas.
Queijo Ementhal Grand Cru: Queijo típico da Suíça, mas os franceses também produzem uma variação sofisticada do produto, o emental grand cru, com sabor mais adocicado que o ementhal tradicional.
Queijo Reblochon: É um queijo tradicional das montanhas da Savoie,  fabricado com leite de vaca  integral orgânico pasteurizado e apresenta uma pasta de cor marfim clara, fina e lisa, com alguns furos redondos e brilhantes.
Queijo Saint-Paulin: Este queijo é fabricado com leite pasteurizado e caracteriza-se por sua cremosidade e delicadeza, mantendo sua forma e firmeza que lhe permitem fácil conservação. É geralmente consumido como aperitivo, acompanhando bebidas quentes ou geladas.
Queijo Cantal: Queijo bem curado, aromático e meio duro, típico da região de Auvergne.  o queijo ralado mais consumido pelo povo francês. Feito com leite aromatizado, é  o ingrediente básico do aligot - purê de batatas e queijo temperado com alho, prato típico da localidade.

Nenhum comentário: